Quais são as principais características do Senso Comum?

 

.

Senso Comum

O grupo reunira-se pela primeira vez para trabalhar. O professor solicitara um trabalho sobre o tema " senso comum". Na biblioteca da escola a azafama foi grande. O Nelson procurou num dicionário e leu que o senso comum era uma espécie de conhecimento atribuído à grande maioria dos homens, denominando-se também por doxa (opinião), sendo também identificado com a opinião pública. Não era grande coisa, mas era um bom princípio: saber o significado das palavras. Manuel descobriu um livro na secção de filosofia, onde um filosofo chamado Karl R. Popper afirmava que a conhecida frase "A voz do Povo é a voz de Deus", foi durante muito tempo entendida como uma forma uma sabedoria sem limites, sendo assumida mesmo como a autoridade final sobre todas as questões. Ninguém percebeu nada. Um pouco à frente, o texto, afirmava-se que esta "voz do Povo" tinha hoje um equivalente moderno na "figura mítica" do "Homem da Rua", no seu voto e na sua voz. Raquel esteve para riscar estas palavras, mas por consideração ao Manuel que as encontrou acabou por o não fazer. Por outro lado, se estava estava escrito num livro, ainda por cima de filosofia, deveria ser por certo verdadeira. "Mas o quê ?", interrogava-se Isabel. João sempre disposto a discordar de tudo, questionou esta última posição. Parecia-lhe demasiado "ingénua" e "pouco crítica", dado que partia do pressuposto que tudo o que estava escrito nos livros era verdadeiro. "Há livros e livros !". Rita sentiu-se mais do que nunca confusa, sempre acreditara que o que está escrito nos livros era verdadeiro, não sabia o que fazer. João, empolgado pelo impacto que as suas afirmações estavam a produzir nos colegas, não tardou em acusá-los de estarem presos a "ideias feitas", "preconceitos" e até a "tradições" que lhes haviam sido incutidas ou transmitidas desde a infância e que agora os impediam de procurar o conhecimento de uma forma objectiva. Isabel estava desesperada, mais uma vez o seu grupo não iria conseguir concluir o trabalho a horas. Resolveu por isso propor ao colegas que fosse redigido um texto com um título, que era só por si um trabalho:

" IDENTIFICAÇÃO DOS OBSTÁCULOS DO SENSO COMUM QUE IMPEDIRAM QUE O TRABALHO FOSSE CONCLUÍDO"

Carlos Fontes

 

.

Síntese da Matéria

Senso Comum

 

Ideias básicas sobre o Senso comum:

1. Saber Imediato. Nível mais elementar do conhecimento baseado em observações ingénuas da realidade. Está frequentemente ligado a resolução de problemas práticos do quotidiano.

2. Saber Subjectivo. Construído com base em experiências subjectivas.

3. Saber heterogéneo. Resulta de sucessivas acumulações de dados provenientes da experiência, sem qualquer selectividade, coerência ou método. Trata-se de uma forma de saber ligado ao processo de socialização dos indivíduos, sendo muito evidente a influência das tradições e ideias feitas transmitidas de geração em geração.  

4. Saber Não Crítico. Conhecimento pouco generalizador. 

Em Construção ! Espera um pouco!

Carlos Fontes

10º.Novo Programa  . 10º. Antigo Programa

Navegando na Filosofia